ESCAPA

Cena 1

(entra o MENSAGEIRO)

Mensageiro: (aproximando-se entusiasmado para junto dos públicos)
Olá, Amigos! Tenho uma notícia incrível para compartilhar com vocês! 
É o ESCAPA, uma experiência cultural para quem ama a arte!

(enquanto, entra o NARRADOR que se move pelo palco descrevendo as cenas enquanto elas acontecem)

Narrador: (a falar de forma descontraída)
O ESCAPA é um programa de aprendizagem diferente e informal, que vos quer dar a conhecerem mais sobre a dança e o teatro contemporâneo. Teremos workshops, shows e talks com artistas (alguns, famosos!) sendo que há atividades para jovens entre 12 e 20 anos e adultos acima de 55 anos e outras onde todos participarão.

Mensageiro: (À parte)
E sabem o que é melhor? 
A participação é totalmente grátis!

Narrador: (continua)
As atividades do ESCAPA acontecem em períodos de férias escolares de Páscoa, Verão e Natal de 2023-2024, no salão da AH Bombeiros Voluntários de Vila Meã e no Cineteatro Raimundo Magalhães.

Mensageiro: (a interromper o discurso do NARRADOR de forma muito trapalhona)
E… se te quiseres aprofundar mais no mundo das artes performativas, podes também tu ser artista e participar na criação do espetáculo “onde o horizonte se move” de Gustavo Ciríaco, que será apresentado na nova e 1ª edição da Bienal de artes performativas de Amarante ou também conhecida por BapAmarante, em Junho de 2024.

(NARRADOR a tentar interromper a fala)

Mensageiro: (outra vez à parte)
E mais…
Serão oferecidos bilhetes duplos para todos os espetáculos do BapAmarante aos participantes do ESCAPA!

Narrador: (a roubar a atenção dos públicos para si)
Não percas esta oportunidade única de sentir a magia da dança e do teatro! 

Narrado e Mensageiro: (em uníssono)
Vem descobrir
mudar, 
variar, 
explorar, 
inventar, 
descobrir, 
quebrar, 
e junta-te a nós neste lugar de permanente exceção que é o ESCAPA!

(NARRADOR e MENSAGEIRO saúdam os públicos e saem de cena a falar um com o outro)


CENA 2

(entram os ARTISTAS e VOCÊS em cena)

Corpo e palavra

Um corpo em cena pressupõe sempre uma tensão, um perigo iminente entre intérprete e espetador. Nesta oficina pretende-se uma pesquisa coletiva sobre a presença do intérprete em cena e a sua relação com o espetador através de exercícios práticos e jogos coletivos com o intuito de fornecer ferramentas teatrais aos formandos.

Ricardo Teixeira (1991) É membro-fundador do colectivo de artistas SillySeason onde exerce as funções de direção artística, encenação e interpretação desde 2012 até ao presente. Formou-se no Balleteatro Escola Profissional (de 2006 a 2009) e é licenciado em Teatro – ramo Actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2013). Participou em Oil Ain’t All, JR (2010) e em Sonho de Uma Noite de Verão (2010), do Teatro Praga; em A Morte de Danton (2012, direcção de Jorge Silva Melo) e na peça O Aldrabão (2013, encenação de João Mota). Foi artista e intérprete convidado, em TABUROPA (2014/2015), projecto internacional (Portugal, Polónia, Alemanha e Bélgica), onde trabalhou com o coreógrafo Arco Renz. Como criador, encenou Ps: I Love You, Lady Macbeth (2011), com Ivo Silva. Protagonizou o filme Al Berto de Vicente Alves do Ó (2017). Leciona a disciplina de Interpretação na Escola Profissional Balleteatro Contemporâneo do Porto desde 2018 até ao presente e orienta workshops e laboratórios de formação teatral em escolas profissionais e associações culturais.

Data: 3 a 7 de Julho de 2023
Horário: 14h30 – 18h00
Local: Salão Nobre da AH Bombeiro Voluntários de Vila Meã e Cineteatro Raimundo Magalhães


A mudança como essência
Esta oficina é um espaço de partilha individual e conjunta onde entraremos em diálogo
sobre a perspetiva pessoal de palavras como transformação, intimidade e emancipação.
A partir de ferramentas de improvisação de movimento e de voz pretede-se que cada
participante tenha tempo para a experimentação, descobrindo novos lugares de relação
consigo, com outras pessoas e com o espaço envolvente. Para isso serão orientadas
propostas de observação, escuta e escrita, vizualização de trechos de
filmes/performances/entrevistas focados nas temáticas apresentadas anteriormente,
como referências e pontos de partida para a exploração.

Beatriz Soares Dias (1995, França) é coreógrafa, bailarina e performer. Em 2015 terminou a sua licenciatura pela ESD e em 2016 a FOR Dance Theater – Companhia Olga Roriz. Estreou o seu primeiro solo “MUSCULUS” no Festival INTERFERÊNCIAS (2019), apoio à criação artística e residência na Companhia Olga Roriz, seguindo-se o solo “NEON 80” estreado na blackbox do CCB (2021). As transformações e consequentes redescobertas na relação com o seu próprio corpo têm sido os gatilhos para criar os seus projetos, partindo de conceitos como transformação, liberdade, empoderamento, intimidade e resistência. Colaborou com artistas como Companhia Olga Roriz, Wbmotion Kulturverein, Tamara Cubas, André de Campos, Maurícia | Neves, André Uerba, Diana de Sousa, Bruno Alexandre, Francisca Manuel, Mariana Magalhães e Teatro do Mar. Integra a equipa docente da FOR Dance Theatre, interessando-lhe uma reconfiguração das práticas educativas como potências de mudança, proximidade e manifesto.

Data: 18 a 22 de Dezembro de 2023
Horário: 14h30 – 18h00
Local: Salão Nobre da AH Bombeiro Voluntários de Vila Meã e Cineteatro Raimundo Magalhães


INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES

ESCAPA é um programa artístico-pedagógico que se destina a jovens na faixa etária dos 12 aos 20 anos e a adultos maiores de 55 anos. As oficinas artísticas pretendem explorar linguagens e processos criativos ligados à dança e teatro contemporâneo, com vista a criar novos espaços de aprendizagem e encontro com estas artes performativas

As oficinas são gratuitas e vão decorrer no Salão Nobre da AH Bombeiros Voluntários de Vila Meã e no Cineteatro Raimundo Magalhães

A inscrição pode ser feita através da ficha de inscrição online ou presencialmente no salão da AH Bombeiros Voluntários de Vila Meã.

Os participantes menores de 18 anos devem ter a autorização dos pais ou responsáveis legais para participarem nas oficinas e atividades relacionadas. 


Contactos

e-mail: producao.sekoia@gmail.com
telefone:  +351 919 122 520 (Chamada para rede móvel nacional)
Website: www.sekoia.pt


Oficinas já realizadas

Random Reference encontra-se pelo meio de tudo o que já carreguei a nível de movimento. A não definição de um estilo permite-me que vários fluam e criem sinergias dentro de uma nuvem contemporânea/urbana.  Rampas graduais de ebulição improvisada, corpos quentes que assimilam frases e técnicas variadas. Durante esta semana vamos experimentar técnicas de vários estilos, à medida que criamos um corpo de composição na forma de exercício contínuo. 

Duarte Valadares tem 32 anos e formou-se na Escola Superior de Dança em 2014. A sua pesquisa é híbrida entre o movimento contemporâneo e urbano, que culmina no estudo de movimento que se intitula de Random Reference. Trabalhou com coreógrafos como Amélia Bentes, Gregory Maqoma, Emmanuelle Hyuhn, Marco da Silva Ferreira, Drosha Gherkov, Jonas & Lander , Mafalda Deville, Thierry Smits/Compagnie Thor e Catarina Miranda. Coreografou Dry Mouth, State of Doubt, WCBBBWHH e Rubble King.

Data: 3 a 7 de Abril de 2023
Horário: 14h30 – 18h00
Local: Salão Nobre da AH Bombeiro Voluntários de Vila Meã


Ficha técnica

Produção: Sekoia – Artes Performativas
Direção: Gustavo Monteiro
Produção executiva: Luísa Teixeira
Apoios: Governo de Portugal – Ministério da Cultura, Direcção-Geral das Artes
Parceiros: Externato de Vila Meã, AH Bombeiros Voluntários de Vila Meã e e Cineteatro Raimundo Magalhães
Design: Nektar Collective