Investigação e Desenvolvimento de públicos

2021

PALCO’S – Um Projeto de Arte Comunitária

Promotor Município de Gondomar
Parceiros Associação Social de Silveirinhos (A.R.C.S.S.), Gondomar Social – Associação de Intervenção Comunitária, Associação «Vai Avante» (A.S.R.C.B.F. Vai Avante), companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, Três por Quatro – Associação Cultural
Cofinanciamento  “Cultura para Todos” do NORTE 2020.
Apoio administrativo aos artistas Duarte Valadares e Catarina Reuss Sekoia – Artes Performativas

Com o objetivo de facilitar a inclusão social, através de intervenções de caráter inovador e experimental nas áreas culturais e artísticas, esta Operação destina-se a jovens (dos 16 aos 30 anos de idade), pessoas portadoras de doença mental ou outras incapacidades e a idosos com mais de 60 anos de idade, residentes no concelho de Gondomar. Com a concretização desta Operação – inclusiva, articulada e concertada entre os diversos parceiros – espera-se também a capacitação da comunidade e o aumento da sua participação cívica e social.

+ info

2019 – atual

THE HEAT – Aquecimento de projeto

Produção Sekoia – Artes Performativas
Em colaboração com Ana Rocha

Espaço de e para aquecimento e acolhimento de projetos. Unificação de equipas, exploração, experimentação de metodologias e reflexão precedente ao início (e após) um determinado processo criativo.

+ info


2019

Episode 6: Viaduto c/ Renan Martins
11 a 23 de Novembro

Local Teatro Municipal do Poro – Rivoli . Campo Alegre

EPISODE é uma iniciativa que começou em 2013. Consiste em reuniões esporádicas, onde é convidado um grupo selecionado de artistas a passar uma semana juntos. O objetivo é criar uma situação em que artistas locais e não locais se possam encontrar, se envolver em improvisações e discussões abertas. Esses episódios ajudam-me a moldar novos materiais para oficinas, práticas e também criações. Após o episode 6, Renan inicia a sua nova criação VIADUTO, onde trabalhará algumas ideias sobre a festa como espaço de transformação.


2018

Vibrant Matter
18 a 22 de Junho

Local Espaço Mira (Porto)

Vibrant Matter é uma prática matinal aberta ao público em geral baseada nos princípios fundamentais e no processo artístico da nova criação de Pedro Prazeres, Velvet Carpet. O objetivo é, juntamente com Julen Barrenengoa, partilhar a prática corporal com quem deseje desenvolver e experimentar diferentes possibilidades de relação. Será trabalhada a consciencialização de ritmos internos, ritmos externos e diferentes frequências de vibração, explorando variadas formas de utilizar os sentidos. Vamos fundir as noções de “não-lugar” e “entre” (“in-betweenness”) em direção a uma dança, fazendo uso do corpo como ferramenta principal, mas não única. Um espaço-tempo fantástico, captado por encontros com o outro, com o ambiente circundante, e connosco mesmos, abrindo a comunicação em empatia.