Há um podcast para conhecer a dança contemporânea portuguesa

Chama-se Set-up: Podcasts da dança contemporânea portuguesa o projecto que vai criar um arquivo sonoro e visual para a história de vida e percurso profissional de algumas das mais relevantes figuras da dança contemporânea portuguesa. Criado pela Sekoia – Artes Performativas, o conjunto de conversas tem estreia marcada para o dia 18 de fevereiro e pretende ser um espaço de contacto com o pensamento de alguns dos mais destacados coreógrafos da disciplina em Portugal. 

A primeira edição convidou 16 artistas das diversas gerações e correntes artísticas, que resultarão num igual número de conversas onde se abordam alguns dos principais momentos, profissionais e pessoais, de cada um dos criadores. Carlota LagidoCatarina Miranda, Filipa FranciscoJoana CastroJoão dos Santos MartinsJoana von Mayer Trindade e Hugo CristovãoJoclécio AzevedoJosé Laginha,Madalena VictorinoFrancisco CamachoOlga RorizOdete FerreiraRui HortaSofia Dias & Vítor RorizVânia Rovisco e Vera Mantero são os nomes integrados nesta primeira série.

O Set-up tem também como objectivo final a promoção de debate em torno de alguns dos temas centrais da disciplina, assim como lançar a reflexão sobre o papel da dança contemporânea na sociedade portuguesa, tentando realçar as diferentes abordagens dos profissionais à sua arte e procurando respostas para um futuro culturalmente mais sustentável.

O objetivo deste projeto é a criação de conteúdo cultural de informação e de fruição com a intenção de criar a oportunidade e o palco para expor a matéria prima que compõe o tecido do panorama da dança contemporânea nacional (a pessoa, o artista, a sua arte e as mais-valias do seu trabalho para a sociedade), assim como o desenvolvimento de novos públicos e consequentemente produzir arquivo e contribuir para o espólio cultural para as presentes e futuras gerações de profissionais e públicos.

As entrevistas foram moderadas por Ana Rocha, uma agente cultural portuguesa e um elemento da comunidade de alto relevo e com conhecimento profundo da estrutura que compõe a dança portuguesa.

Os podcasts serão lançados em formato áudio nas principais plataformas digitais e em vídeo no Youtube, contando com tradução para inglês e linguagem gestual.
Teaser